Geral
Brasil e Colômbia manifestam “profunda preocupação” após mandado de prisão contra González
Os governos do Brasil e da Colômbia emitiram um comunicado em conjunto em reação à emissão de um mandado de prisão contra o opositor venezuelano Edmundo González, nesta terça-feira (3).
“Os governos de Brasil e Colômbia manifestam profunda preocupação com a ordem de apreensão emitida pela Justiça venezuelana contra o candidato presidencial Edmundo González Urrutia, no dia de ontem, 2 de setembro”, destaca-se no texto do Itamaraty.
O comunicado ainda acrescenta que a medida judicial “afeta gravemente os compromissos assumidos pelo Governo venezuelano no âmbito dos Acordos de Barbados, em que governo e oposição reafirmaram seu compromisso com o fortalecimento da democracia e a promoção de uma cultura de tolerância e convivência.”
“Dificulta, ademais, a busca por solução pacífica, com base no diálogo entre as principais forças políticas venezuelanas”, conclui-se na declaração dos governos brasileiro e colombiano.
A Justiça venezuelana emitiu o mandado contra González na segunda-feira (2), após pedido do Ministério Público do país.
Ele é acusado dos crimes de usurpação de funções, falsificação de documento público, instigação à desobediência às leis, associação para a prática de crime e formação de quadrilha.
O pedido de prisão do Ministério Público aconteceu depois do opositor não ter comparecido à sua terceira convocação para depor sobre o site “Resultados com VZLA”, que publicou supostas atas da eleição presidencial de 28 de julho.
Repercussão da comunidade internacional
A Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) emitiu uma nota condenando o mandado de prisão contra Edmundo González, opositor que disputou a Presidência da Venezuela contra Nicolás Maduro.
O texto afirma que o caso é perseguição política e que “constitui mais um crime”. Além disso, o órgão diz que o poder judicial da Venezuela toma ações que o “apontam como instrumento fundamental na execução de crimes contra a humanidade no país”.
Diversos países latino-americanos criticaram o mandado. O chefe de Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, também condenou a medida.
Por CNN BRASIL
FOTO REPRODUÇÃO
-
Polícia7 dias atrás
Triplo homicídio mais tentativa contra criança são registrados em São Francisco do Guaporé
-
Acidentes4 dias atrás
Rolim de Moura – Morre vítima de grave acidente ocorrido no início de novembro
-
Geral4 dias atrás
Tigres do Baile lança música no Youtube e da o primeiro passo para poder lançar outras profissionalmente
-
Acidentes2 dias atrás
Moradora de Ji-Paraná que estudava medicina no Paraguai morre em acidente na Ponte da Amizade nesta Quarta-feira
-
Geral7 dias atrás
Surto de Lagartas Ameaça Pastagens em Rondônia: Idaron Emite Alerta e Orientações Urgentes
-
Polícia3 dias atrás
Empresário é preso suspeito de estuprar suas próprias filhas e uma sobrinha em Alvorada D’Oeste
-
Polícia2 dias atrás
Casal é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura; arma e drogas são apreendidas
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
Nota de Pesar do Jornalista Alex Tedeschi pelo Falecimento de Valdirene Arcardi