Para atrair investimentos de empresas internacionais em vários setores econômicos, principalmente no agronegócio, o Governo de Rondônia participou de uma missão de negócios na Expoalimentaria 2023, considerado um importante evento de alimentos da América Latina, que encerrou na sexta-feira (29), em Lima/Peru.
Durante a Expoalimentaria 2023, foram realizadas diversas atividades, como exposições de produtos, conferências empresariais, seminários e projeções culinárias. Nesse sentido, o governador Marcos Rocha, que esteve presente ao evento juntamente com a comitiva de Rondônia, definiu a participação dos empresários rondonienses na Expoalimentaria como mola propulsora de expansão de novos mercados, com a experiência no evento que reúne mais de 300 expositores de 17 países.
“É de extrema importância a presença do Estado de Rondônia na feira multissetorial. A participação no Pavilhão Brasil, foi excelente oportunidade para que os empresários do setor produtivo de Rondônia fortalecessem com várias nações ao redor do mundo. Nosso agronegócio tem dado um salto e estamos apresentando o que Rondônia tem de melhor, visando maior crescimento econômico”, disse.
AGRONEGÓCIO
O governador Marcos Rocha deixou claro o bom relacionamento com Peru. Ao participar do evento, manteve contato com a vice-ministra de Relações Exteriores e Turismo do Peru, Teresa Stella Mera Gómez, momento em que destacou o esforço dos governos do Acre e de Rondônia pelo fortalecimento desse corredor de exportação e importação, abrindo novas fronteiras para o agronegócio brasileiro no Peru e América do Sul.
PORTO DE CHANCAY
Outro destaque enfatizado pelo governador Marcos Rocha foi a visita técnica de empresários dos estados do Acre e Rondônia às obras do megaporto peruano de Chancay, já apontado como potencial futura porta para o comércio entre América do Sul e Ásia.
“Trata-se de uma grande estrutura que garantirá abertura de oportunidades e Rondônia certamente será beneficiada e poderá ampliar as exportações de produtos que chegarão à Ásia e, consequentemente, esse novo horizonte irá alavancar a economia do Estado e do país”, ressaltou.
O Porto de Chancay promete ser revolucionário, unindo o comércio à rota marítima entre os países asiáticos e a América do Sul, reduzindo o tempo e custo de transportes. O terminal portuário peruano será de grande impulsão na integração econômica da região.
fonte: jaru online