Geral
Rússia emite mandado de prisão para senador dos EUA por falas sobre guerra
O Ministério do Interior da Rússia emitiu nesta segunda-feira, 29, um mandado de prisão contra Lindsey Graham, senador dos Estados Unidos, por comentários feitos sobre o conflito na Ucrânia. A decisão teve como base falas de um vídeo publicado pelo gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Pela terceira vez desde o início da guerra, Graham prestou uma visita à Ucrânia para se reunir com Zelensky na última sexta-feira. Ao final do encontro, os políticos divulgaram os assuntos tratados por meio de de um vídeo, no qual o republicano afirma que “os russos estão morrendo” e que o auxílio militar destinado aos soldados ucranianos teria sido “o melhor dinheiro” que os Estados Unidos já gastaram.
Na ocasião, ele também defendeu a necessidade de que armamentos mais modernos fossem enviados à Ucrânia. Não houve adulteração dos comentários de Graham, mas o vídeo divulgado pelo governo ucraniano justapôs momentos diferentes da conversa.
A repercussão da publicação provocou indignação na administração de Vladimir Putin, presidente russo. Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que “é difícil imaginar uma vergonha maior para o país do que ter tais senadores”.
Como consequência, o Comitê Investigativo da Rússia abriu um inquérito criminal contra o senador americano, enquanto o Ministério do Interior emitiu um mandado de prisão, divulgado através do seu registro oficial de suspeitos criminais procurados. O republicano está, ainda, entre os 200 membros do Congresso dos Estados Unidos proibidos de entrar no território russo desde o ano passado.
Nas suas redes sociais, Graham reforçou o seu compromisso em “defender a liberdade da Ucrânia até que todos os soldados russos sejam expulsos do território ucraniano”. Ele disse, inclusive, que usará “o mandado de prisão emitido pelo governo corrupto e imoral de Putin como uma medalha de honra”.
Além disso, Graham destacou que levará o caso para o Tribunal Penal Internacional (TPI), responsável por julgar crimes contra a humanidade em esfera global.
“Finalmente, aqui está uma oferta para meus ‘amigos’ russos que querem me prender e me julgar por chamar o regime de Putin de criminoso de guerra: eu me submeterei à jurisdição do Tribunal Penal Internacional se você o fizer. Venha e faça o seu melhor caso. Nos vemos em Haia!”, escreveu.
Kevin Dietsch/Getty Images)
POR VEJ ABRIL
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Militar de São Miguel do Guaporé prende suspeito de triplo homicídio em São Francisco do Guaporé
-
Polícia5 dias atrás
VÍDEO: suspeito de abusar de égua invade casa e é detido por moradores até a chegada da polícia em Vilhena
-
Classificados6 dias atrás
Justiça condena ex-vereador de Rolim de Moura pela prática de “rachadinha”
-
Classificados7 dias atrás
Entenda a pirâmide financeira que virou febre em Buritis nesta semana
-
Nota de Falecimento6 dias atrás
Rolim de Moura – Funerária São Mateus comunica falecimento de Leomar Andrade da Silva
-
Classificados6 dias atrás
ROCAR de Rolim de Moura vai sortear ingressos para o Cacoal Selva Park
-
Polícia7 dias atrás
URGENTE: Criminoso acusado de matar mulher e crianças é preso pela PM
-
Acidentes4 dias atrás
Rolim de Moura – Idoso é socorrido em estado grave após colisão em caminhão