Conecte-se conosco





Geral

Tecnologia 5G deve passar a funcionar em Porto Velho no próximo dia 6 de outubro, prevê Anatel

Publicado

em

Tecnologia 5G deve passar a funcionar em Porto Velho no próximo dia 6 de outubro, prevê Anatel

            Reprodução/Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que deve ativar na próxima quinta-feira, dia 6 de outubro, o 5G em Porto Velho e outras 4 capitais da região Norte do país, segundo informativo da agência ao g1.

A tecnologia que promete uma revolução nas telecomunicações já funciona em 22 capitais.

Além da capital rondoniense, Belém, Macapá, Manaus e Rio Branco também terão o sinal da quinta geração de internet móvel ativado na mesma data.

Com a chegada da tecnologia nas cinco cidades, o Brasil completará a disponibilização do sinal em todas as capitais brasileiras. Brasília foi a primeira cidade do país a receber o sinal 5G, no início de julho.

O 5G promete conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.

A tendência era que a tecnologia chegasse primeiro nas capitais e depois, aos poucos, se expandindo ao longo dos anos aos demais municípios.

A Anatel explica que esse prazo se refere à liberação para uso na faixa de 3,5 GHz. O início do uso pode ser antecipado, “caso sejam atendidas as condições necessárias”.

Entretanto, para as demais cidades, existem datas diferentes para o cumprimento de metas estabelecidas no edital do leilão do 5G. Isso diz respeito à ativação de Estações Rádio Base (ERBs).

O 5G vai exigir muitas antenas para entregar todo o potencial e será preciso construir a infraestrutura de fibra óptica para o transporte de dados. A instalação dos equipamentos deve ocorrer gradualmente de acordo com a estratégia de cada operadora.

Como faço para acessar o 5G?

É preciso ter um celular compatível com essa tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura. Neste momento, as operadoras não estão solicitando a troca de chip.

A Anatel listou cerca de 60 modelos homologados até julho (confira aqui a lista). Há aparelhos com preços a partir de R$ 1,3 mil. Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G.

fonte; tribuna top

imagem; internet.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana