Conecte-se conosco






Saúde

Mudanças na evacuação podem ser câncer de intestino. Saiba sintomas

Publicado

em

Tabus em relação às fezes e à evacuação dificultam diagnóstico deste tipo de tumor. Em caso de alterações, é importante investigar causas

Ilustração colorida mostra intestino de humano com tumores em laranja-Metrópoles

O câncer colorretal ou de intestino é um dos tipos mais comuns no Brasil e acomete cerca de 41 mil brasileiros a cada ano. Apesar de ser tratável, a doença ainda é pouco diagnosticada em seu estágio inicial, o que contribui para maior taxa de letalidade dos casos.

A formação de um tumor no intestino costuma resultar em mudanças no funcionamento do órgão por isso é muito importante alterações como sangue nas fezes ou na frequência de evacuação – como, por exemplo, alternância de diarreias com episódios de constipação – devem ser investigadas.

Um dos fatores que dificultam o diagnóstico precoce do câncer intestinal é a vergonha de procurar um especialista para contar sobre problemas no sistema excretor. Outro é o diagnóstico errado, quando os sintomas são atribuídos a problemas como hemorroidas e verminoses.

Na Inglaterra a jornalista e apresentadora de TV Deborah James, que faleceu na semana passada, vinha tentando quebrar esse tabu há seis anos, quando foi diagnosticada com um tumor no intestino. Ela lançou a campanha “Verifique o seu cocô – isso pode salvar sua vida” para que as pessoas adquirissemo hábito de desconfiar deste tipo de sintomas.

Eline Sandes

atualizado

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana