Conecte-se conosco






Mundo

Chuva de meteoros ‘abaixo da expectativa’ vira piada na internet

Publicado

em

“Só faltou a chuva de meteoro na madrugada”, diz um internauta – Reprodução/Twitter

A chuva de meteoros “Tau-Herculídeas”, que aconteceu na madrugada desta terça-feira (31), não atingiu as expectativas máximas dos especialistas e causou reações entre os internautas que esperaram pelo fenômeno noite adentro.

Apesar das melhores previsões não se confirmarem, o fenômeno ocorreu. De acordo com especialistas ouvidos pela TV Globo, o pico máximo da chuva no Brasil foi de um meteoro a cada 20 segundos. Em seguida, houve um rápido momento com três meteoros a cada segundo.

Entre observadores que possuem equipamentos profissionais, a chuva foi registrada. No entanto, a olho nu, a observação ficou prejudicada e internautas lamentaram.

Aqueles que priorizaram o sono, ao invés de ficarem acordados durante a madrugada, comemoraram a decisão. “Desculpa chuva de meteoro mas eu não ia deixar de dormir para te ver e não tô nada arrependida”, afirmou uma internauta.

Observadores chegaram a se reunir no Distrito Federal, mas também não conseguiram visualizar o fenômeno a olho nu. A observação foi organizada pelo Clube de Astronomia de Brasília, em um sítio de Brazlândia.

As pessoas se prepararam com casacos, cobertores, cadeiras e bebidas para afastar o frio. Teve quem levou o próprio binóculo e o Clube de Astronomia ofereceu telescópios. Os observadores ficaram no local até 2h da madrugada.

Expectativa x realidade

Os especialistas esperavam que o fenômeno pudesse ser observado a olho nu, em diversos pontos do país. A expectativa era que fossem vistos entre 9 mil e 57 mil meteoros por hora.

Mesmo assim, entre os estudiosos, já existia a possibilidade de que a chuva de meteoros não atingisse o pico previsto.

Chuva de meteoros

Chuva de meteoros

Com a tempestade abaixo do esperado, a observação sem equipamentos profissionais foi prejudicada. No entanto, o evento se confirmou entre aqueles com maiores recursos.


Vídeo mais compartilhado no Twitter com a legenda "vazou os funcionários da nasa que espalharam 
pro mundo sobre a chuva de meteoro" - Twitter

“A tempestade de meteoros “Tau-Herculídeas” não chegou a atender as expectativas das observações a olho nu. Porém, existem indícios de registros feitos por onda de rádio que atenderam as expectativas”, disse o astrônomo Marcos Calil.

Origem da tempestade

A chuva de meteoros desta madrugada foi formada por fragmentos do cometa 73P, segundo o integrante de Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) Marcelo Domingues. Em 1995, o brilho do 73P teve um aumento súbito e se tornou cerca de 600 vezes mais brilhante que sua magnitude média.

Um mês depois, astrônomos disseram que o núcleo do cometa havia se partido em alguns grandes blocos. As observações indicavam ao menos quatro grandes fragmentos. As rupturas de 1995 geraram pedaços de diversos tamanhos e uma imensa quantidade de poeira foi lançada ao espaço.

Cálculos mostravam que, na madrugada de terça-feira, a Terra iria cruzar verticalmente uma densa região desses detritos, por isso a expectativa de que fosse possível observar o fenômeno.

Fonte: G1

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana