Política
Justiça mantém pensão especial a João Cahulla por ter governado Rondônia por apenas nove meses
Na sua luta para manter um privilégio concedido a poucos, o ex-governador de Rondônia, João Aparecido Cahulla, obteve uma vitória na justiça. O desembargador Renato Martins Mimessi, do Tribunal de Justiça de Rondônia, concedeu liminar em reclamação impetrada pelo ex-governador e determinou ao Estado de Rondônia e ao Instituto de Previdência dos Servidores que voltem a pagar sua pensão que havia sido suspensa por decisão do juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho.
A suspensão do privilégio no juízo de primeiro grau se deu em decisão interlocutória (não definitiva) em ação civil pública impetrada pelo Ministério Público de Rondônia, em que se determinou ao Estado e ao Iperon a suspensão, a partir de setembro de 2019, do pagamento de proventos e pensões aos ex-governadores , entre os quais, João Cahulla, que governou Rondônia por apenas 9 meses.
Cahulla ingressou com reclamação no Tribunal de Justiça alegando que a Corte, em julgamento de mandado de segurança, havia julgado mandado de segurança e, na ocasião, reconheceu o direito liquido e certo dos ex-governadores receberem pensão especial e que a decisão do juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública afronta acórdão do próprio tribunal.
Segundo os últimos dados divulgados sobre as pensões especiais, em setembro do ano passado seis ex-governadores de Rondônia recebiam mensalmente R$ 25.322,25 cada um — Humberto da Silva Guedes, Ivo Cassol (PP), João Cahulla, José Bianco, Osvaldo Piana e Valdir Raupp (MDB).
Os gastos do governo estadual com os benefícios somavam, naquela época, R$ 151.933,50 todos os meses.
-
Acidentes5 dias atrás
Rolim de Moura – Morre vítima de grave acidente ocorrido no início de novembro
-
Acidentes3 dias atrás
Moradora de Ji-Paraná que estudava medicina no Paraguai morre em acidente na Ponte da Amizade nesta Quarta-feira
-
Geral4 dias atrás
Tigres do Baile lança música no Youtube e da o primeiro passo para poder lançar outras profissionalmente
-
Polícia4 dias atrás
Empresário é preso suspeito de estuprar suas próprias filhas e uma sobrinha em Alvorada D’Oeste
-
Polícia2 dias atrás
Rolim de Moura- PATAMO do 10 º Batalhão prendem 10 pessoas e diversos objetos furtados de loja de móveis e loja de acessório s celulares
-
Polícia2 dias atrás
Casal é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura; arma e drogas são apreendidas
-
Acidentes3 dias atrás
Feriado em Rolim de Moura é marcado dois acidentes de transito no período da manhã
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
Nota de Pesar do Jornalista Alex Tedeschi pelo Falecimento de Valdirene Arcardi