Conecte-se conosco






Mundo

Bolívia pode vender ureia e sal mineral para Rondônia e Acre; proposta é a criação de um porto alfandegário

Publicado

em

A importação de sal mineral e ureia para os estados de Rondônia e Acre estão na incumbência de um acordo alfandegário. Para isso, políticos do estado buscam juntamente com o governo federal a aprovação emergencial da criação de um porto alfandegário na cidade de Costa Marques, distante pouco mais de 713 quilômetros da capital Porto Velho.

Uma das propostas com a concepção do porto seria diminuir o percurso e aumentar os laços comerciais da Bolívia com o Brasil nesta parte da Amazônia Ocidental.

Do país andino a agenda proposta pelos políticos de Rondônia seria com a importação de matéria-prima voltada para o campo, tal como, sal mineira e ureia que atualmente tem o produto importado da Rússia e Bielorrússia.

Especialistas afirmam que o Brasil precisa encontrar novos mecanismos para enfrentar o problema com a possível falta desses produtos, principalmente após a Rússia declarar guerra contra a Ucrânia e sofrer sanções severas dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

As conversações para a criação do porto alfandegário estariam bem avançadas com instituições do governo federal, Receita Federal (RF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A expectativa é que além de Rondônia e Acre, também aproveite dos negócios que devem ser concluídos com a Bolívia o estado do Mato Grosso e o Amazonas.

Fonte – ƒ News Rondônia
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana