Conecte-se conosco






Educação

Saresp: em matemática, aluno conclui ensino médio com conhecimento do 7º ano

Publicado

em

Aqueles que concluíram o 5º ano estão com a mesma habilidade esperada de um estudante do 2º ano do ensino fundamental

Crianças chegam para aulas presenciais na Escola Estadual Terezine Arantes Ferraz Bibliotecaria, em SP

Crianças chegam para aulas presenciais na Escola Estadual Terezine Arantes Ferraz Bibliotecária, em SP

A Seduc (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) divulgou nesta quarta-feira (2) o resultado do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2021, dados que refletem o conhecimento dos estudantes em português, matemática e ciências da natureza.

No entanto, os resultados da avaliação de ciências da natureza não foram divulgados pela secretaria sob o argumento de que a última avaliação foi feita em 2014 e com o currículo anterior, o que não permite comparação.

De acordo com os dados do Saresp, em matemática, o aluno do 5º ano está com a mesma proficiência esperada de um estudante do 2º ano do ensino fundamental. Já o aluno da última série do ensino médio saiu da escola com defasagem de quase seis anos.

A avaliação não foi muito diferente em língua portuguesa: o aluno do 5º ano está com a mesma proficiência de um estudante do 3º ano do ensino fundamental. Já o aluno da 3ª série do ensino médio saiu da escola com a proficiência adequada ao estudante do 8º ano.

Os estudantes sentiram o impacto da pandemia de Covid-19. Todos os ciclos apresentaram queda em comparação à última prova realizada em 2019 e na série histórica.

Pelos dados do Saresp, é possível notar que em português a variação negativa da 3ª série do ensino médio em comparação aos números de 2019 foi de 4,1%, saindo de 274,5 para 263,1, o mesmo cenário obtido em 2013. Na prática, quatro em cada dez estudantes apresentaram conhecimentos “abaixo do básico”. Em matemática, o recuo ficou em 4,4%, de 276,6 para 264,2 — o pior índice em 11 anos, com 58,7% abaixo do nível básico.

O impacto maior foi sentido pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental: eles tiveram um recuo de 8,5% — 216,8 para 198,2 — em língua portuguesa e 9,1% — 231,3 para 210,2 — em matemática, resultados semelhantes aos de 2012 e 2013, respectivamente.

O Saresp foi aplicado aos estudantes da rede estadual de ensino. As provas foram aplicadas em dezembro do ano passado para mais de 642 mil alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.

fonte;R7.com

foto; internet

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana