Saúde
Amputação por câncer de pênis no Brasil cresceu 1.604% nos últimos 14 anos
De acordo com informações do Ministério da Saúde coletadas pela Sociedade Brasileira Urologia (SBU), nos últimos 14 anos a amputação de pênis no Brasil cresceu cerca de 1.604%, totalizando uma média de 515 procedimentos realizados a cada ano.
O principal causador da cirurgia é o câncer de pênis, que ocasionou 7,2 mil amputações nestes últimos 14 anos. “O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de pênis, o qual é facilmente evitável com a higiene íntima e tratamento da fimose. Infelizmente, a desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram pelo tumor”, afirma o diretor da Escola Superior de Urologia, Ubirajara Barosso Jr.
As informações coletadas mostram que as regiões Sudeste e Nordeste foram as que registraram o maior número de casos do tumor. Respectivamente, as regiões diagnosticaram 3.162 e 2.574 pacientes. O Sudeste foi responsável por 2.872 casos de amputação, enquanto o Nordeste registrou 2.104, nos últimos 14 anos.
No último ano, o Brasil registrou 1.791 casos de câncer de peniano, segundo Datasus, um número menor que o registrado nos últimos quatro anos. A SBU aponta que a baixa nos casos tem relação com a pandemia de Covid-19, que fez diversos homens deixarem de procurar especialistas médicos.
“Infelizmente, apesar de sermos um dos países no mundo com maior incidência da doença, a desinformação ainda é muito grande. Muita gente sequer sabe que pênis também pode ter câncer e, mais, que pode ser prevenível com medidas relativamente simples”, lamenta Karin Anzolch, diretora de comunicação da SBU, ao afirmar que a desigualdade social pode aumentar o fator de risco.
O que causa o câncer de pênis?
Especialistas alertam que o tumor está ligado, principalmente, à falta de higienização do órgão genital. Entretanto, fimose, tabagismo e contaminação por HPV (papilomavírus humano) também podem influenciar no surgimento do tumor.
O câncer de pênis se apresenta com alguns sinais que devem ser levados à sério, como: feridas que não cicatrizam, nódulos, secreções saindo pelo prepúcio, sangramentos na glande e coceiras. Ao notar qualquer sintoma, é necessário procurar um atendimento médico especializado.
Por. olhardigital
-
Polícia7 dias atrás
Triplo homicídio mais tentativa contra criança são registrados em São Francisco do Guaporé
-
Acidentes4 dias atrás
Rolim de Moura – Morre vítima de grave acidente ocorrido no início de novembro
-
Geral3 dias atrás
Tigres do Baile lança música no Youtube e da o primeiro passo para poder lançar outras profissionalmente
-
Acidentes2 dias atrás
Moradora de Ji-Paraná que estudava medicina no Paraguai morre em acidente na Ponte da Amizade nesta Quarta-feira
-
Geral7 dias atrás
Surto de Lagartas Ameaça Pastagens em Rondônia: Idaron Emite Alerta e Orientações Urgentes
-
Polícia3 dias atrás
Empresário é preso suspeito de estuprar suas próprias filhas e uma sobrinha em Alvorada D’Oeste
-
Polícia1 dia atrás
Casal é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura; arma e drogas são apreendidas
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
Nota de Pesar do Jornalista Alex Tedeschi pelo Falecimento de Valdirene Arcardi