Conecte-se conosco






Mundo

Televisão peruana repercute vinda do presidente Pedro Castillo a Rondônia

Publicado

em

Cerca de 3.985 km separam a capital Lima, sede do governo peruano de Porto Velho Rondônia. Uma distância bem menor se comparada com estados localizados ao Sul e Nordeste, mas foi exatamente neste ponto do país, que o governo brasileiro resolveu manter uma agenda bilateral, inédita na história de Rondônia com Pedro Castillo, presidente de esquerda, eleito em junho de 2021 nas eleições que derrotaram a direitista Keiko Fujimori.

Mesmo de lados opostos, Castillo e Bolsonaro (sem partido) dito de ‘direita’ no Brasil resolveram estreitar os laços comerciais e de amizade.  Era por volta de quase 11hs, horário local quando o avião da Força Aérea do Peru trazendo o presidente Pedro Castillo, a primeira-dama Lilia Paredes, o ministro de Relações Exteriores Cesar Rodrigo Landa Arroyo, além de sua comitiva, pousou na pista da Base Aérea de Porto Velho.

A trajetória de Castillo a Rondônia foi prontamente reportada pelos meios de comunicação do Peru. “O presidente da república, Pedro Castillo Terrones acaba de chegar à cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia”, informava o enviado da TV PERÚ, Omar Figueroa.

Após receber as boas vindas de autoridades locais, Castillo embarcou em um veículo com batedores direto para o Palácio Rio Madeira, sede do governo de Rondônia onde Jair Bolsonaro o aguardava.

No local, os dois presidentes que não se conheciam cumprimentaram-se, pousaram para fotos e em seguida subiram as escadarias do Palácio Rio Madeira.  Vale destacar que, Bolsonaro chegou a ser contra a vitória de Pedro Castillo. Ele chegou a afirmar durante um encontro com evangélicos que o Brasil havia “perdido o Peru”.

Nesta quinta-feira (03) antes mesmo do encontro, Bolsonaro como sempre voltando atrás das suas declarações, informou que tudo estava superado entre ele o presidente peruano.

“Tudo superado. Todos os países são importantes para nós aqui na América do Sul”, declarou Bolsonaro.

Segundo a própria televisão peruana, o encontro tem por objetivo tratar de assuntos institucionais, direitos humanos, entre outros.  Esquerdista nato, Pedro Castillo é declarado contra a descriminalização do abordo e de qualquer abertura dos direitos da comunidade LGBTQIAP+ no seu país.

Outra controvérsia no lado politico de Castillo é que ele já defendeu o fechamento da Suprema Corte do Peru e do Congresso. Além do mais, segundo informações da imprensa peruana, Castillo vem enfrentando sérios desafios no seu governo, em sete meses já precisou reformular seu ministério por três vezes.

Também pesa contra o mandatário denúncias de corrupção, um processo de impeachment chegou a ser aberto, mas foi negado pelo Congresso contra o sindicalista e atual presidente do Peru pelo partido “Peru Livre”.

Fonte – News Rondônia
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana