Geral
Fevereiro de 2022 será o mais quente da história?
Uma mensagem circulando em grupos do Telegram diz que o próximo mês de fevereiro será o mais quente de todos os tempos, com termômetros marcando mais de 40°C no Brasil inteiro.
De acordo com a mensagem, a informação seria do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) e de “institutos do Chile”. O autor da mensagem ainda chama a atenção para a necessidade de se adotar cuidados especiais com crianças e idosos, que devem ser protegidos do sol intenso, para evitar insolação e desidratação.
A repercussão da mensagem fez o Inmet, que seria uma das fontes da informação, se pronunciar oficialmente. Em sua conta no Twitter, o órgão compartilhou uma nota nesta terça-feira (25/1): “O Inmet esclarece que é FALSO o texto vinculado nas redes sociais sobre uma previsão de forte onda de calor no mês de fevereiro”(sic).
Ainda segundo a nota, “a informação não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática”. Veja o tuíte abaixo.
O fenômeno do Equinócio, citado na mensagem, realmente existe. Mas ocorre duas vezes por ano, todos os anos. O Equinócio não ocorre em fevereiro e não tem relação com o aumento da temperatura durante um longo período de tempo.
O Equinócio de Outono, no Hemisfério Sul(onde fica o Brasil) ocorre em março e marca o fim do Verão e o começo do Outono. Este ano, será no próximo dia 20 de março. O Equinócio de Primavera ocorre em setembro e marca o início da Primavera. O próximo será no dia 22 de setembro.
Os dias em que ocorre o Equinócio são os únicos do ano em que o dia e a noite tem exatamente a mesma duração: 12 horas. Nos demais dias do ano, a duração do dia e da noite varia, de acordo com a posição em que o Sol está em relação à Terra e de como o nosso planeta é iluminado pelos raios solares. Na Primavera e no Verão os dias são mais longos. No Outono e no Inverno, as noites duram mais tempo.
O uso distorcido de um termo científico real(Equinócio), mas cujo significado é pouco conhecido, é uma das estratégias típicas de postagens de desinformação em redes sociais. Esta mensagem, aliás, contém outros elementos típicos dos propagadores de notícias e informações falsas. Entre eles, erros de português, tom alarmista (inclusive com uso de emojis e texto em caixa alta para chamar a atenção) e pedidos de compartilhamento ao final.
O mês de fevereiro, aliás, parece atrair a atenção de quem produz e divulga informações falsas através das redes sociais e grupos de mensagens. O MonitoR7 fez uma outra checagem recente de informação sobre o mês de fevereiro, que você pode ler no atalho abaixo. As duas peças de desinformação circularam no mês de janeiro dos últimos anos, pelo menos desde 2019.
Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777
Corrente circulando em grupos de aplicativos de mensagens
REPRODUÇÃO/ARTE R7
-
Polícia6 dias atrás
Rolim de Moura- PATAMO do 10 º Batalhão prendem 10 pessoas e diversos objetos furtados de loja de móveis e loja de acessório s celulares
-
Acidentes6 dias atrás
Moradora de Ji-Paraná que estudava medicina no Paraguai morre em acidente na Ponte da Amizade nesta Quarta-feira
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Militar de São Miguel do Guaporé prende suspeito de triplo homicídio em São Francisco do Guaporé
-
Geral5 dias atrás
Esquenta Black do supermercado Neves de Alto Alegre
-
Polícia6 dias atrás
Casal é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura; arma e drogas são apreendidas
-
Classificados5 dias atrás
Investigador Edinho Recebe Troféu da Autarquia Municipal de Esportes de Rolim de Moura pelo Incentivo ao Esporte no Município
-
Acidentes6 dias atrás
Rolim de Moura- Mulher é socorrida após colisão em carro no centro
-
Polícia2 dias atrás
VÍDEO: suspeito de abusar de égua invade casa e é detido por moradores até a chegada da polícia em Vilhena