Conecte-se conosco






Geral

Criança morreu após ser vacinada na Paraíba?

Publicado

em

Gravação mostra pai revoltado em um hospital, e as redes sociais alegam que menino teria morrido depois de tomar vacina contra a Covid

Vacinação de crianças contra a Covid-19 tem início neste mês no Brasil

Um vídeo que mostra um homem gritando e sendo contido por seguranças em uma sala de hospital viralizou em grupos de mensagens nos últimos dias. De acordo com a legenda, seria um “pai desesperado ao ver seu filho morto”. A legenda ainda traz a frase: “Vacinação mata criança na Paraíba”. 

Juntamente com o vídeo, mensagens com manifestação de revolta contra órgãos como o STF (Supremo Tribunal Federal) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por exemplo. Uma das mensagens afirma: “Pai se revolta por ter seu filho morto pela vacina do ‘Estúpido e Genocida’ sistema de saúde…”.

Por meio de uma busca reversa da imagem, descobrimos que o vídeo é real e mostra mesmo a reação de um pai revoltado. Mas não tem nenhuma relação com a vacinação infantil contra a Covid-19. Na verdade, não tem nenhuma relação sequer com a doença nem foi gravado na Paraíba.

Encontramos o vídeo numa publicação no Facebook de fevereiro de 2019. Portanto, antes mesmo que tenha sido registrado oficialmente algum caso de Covid-19 no Brasil. A postagem informa que se trataria de “um pai, marido desesperado, pois perdeu a sua esposa e o bebê por tamanha NEGLIGÊNCIA MÉDICA”. O fato também foi retratado em textos jornalísticos, na época.

Publicação original, feita em fevereiro de 2019

Publicação original, feita em fevereiro de 2019

REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Trata-se de uma mãe e um bebê que morreram depois do parto, na Maternidade Balbina Mestrinho, que é um hospital da rede estadual, em Manaus, no Amazonas. O vídeo mostra a reação do marido e pai das vítimas após receber a notícia das mortes.

De acordo com reportagens sobre o ocorrido, a mulher esperou mais de 24 horas no hospital até ser conduzida a uma sala de cirurgia. Ela havia dado entrada no estabelecimento de saúde com risco de parto prematuro, na 34ª semana de gravidez. A criança faleceu depois de um descolamento prematuro da placenta. A mulher ainda foi internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas não resistiu e morreu.

Consultada, a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) confirmou a ocorrência e a data. Segundo o órgão, a unidade passou por mudanças estruturais para oferecer o melhor acolhimento a grávidas, puérperas e recém-nascidos e houve também investimento na “capacitação de todos os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar da unidade e dos equipamentos para exames”.

Ainda em nota, a SES-AM afirma que, desde o início da vacinação infantil no estado, “o Amazonas não possui registro ou caso supeito de morte de criança pela vacinação”.

O Governo da Paraíba negou que o caso tenha acontecido no estado. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba reforçou que, no estado, não foi registrado nenhum “efeito adverso grave em decorrência da vacina”.

Portanto, o vídeo usado nas mensagens não tem nenhuma relação com a vacinação contra a Covid-19 e não retrata um pai que “se revolta por ter seu filho morto pela vacina”. O vídeo é antigo, foi gravado antes do desenvolvimento de vacinas contra essa doença e retrata uma situação completamente diferente, no Amazonas, não na Paraíba.

A informação sobre a morte de criança na Paraíba depois de ter sido vacinada também é falsa. O estado não registrou nenhum caso de efeito adverso grave da vacinação, até o momento.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe ao MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

É fake que criança morreu após ser vacinada na Paraíba

É fake que criança morreu após ser vacinada na Paraíba

REPRODUÇÃO/ARTE R7

Do R7
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana