Conecte-se conosco






Saúde

Mais de 4,3 mil doses de vacinas contra covid-19 foram aplicadas na noite de sexta-feira em Rolim de Moura

Publicado

em

Reprodução/Mirian Santos/Ver Guia

Buscando avançar cada vez mais com a vacinação no município, a prefeitura municipal, em parceria com o governo estadual, promoveram uma vacinação em massa da população rolimourense na noite de sexta-feira (13).

A vacinação ocorreu no Espaço Alternativo e na unidade de saúde Albert Sabin do período das 16 às 22 horas para o público acima dos 20 anos. Porém, a faixa etária foi estendida para pessoas acima dos 18 anos, e no final da noite mais um ponto de vacinação foi aberto no Jardim dos Lagos para atender a população do bairro mais populoso do município.

Números ainda preliminares apontam que foram aplicadas 4.389 doses de vacina contra covid em Rolim de Moura na sexta-feira. Com isso, em dados extra-oficiais, 100% da população vacinável do município já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus, passando de 41 mil pessoas já vacinadas. Segundo a secretaria municipal de saúde, a população vacinável do município é de 41.350 pessoas. Já a população estimada do município, segundo censo do IBGE de 2020, é de 55.407 pessoas. 

“Foi o maior mutirão de vacinação de todo o estado de Rondônia. Aproximadamente 4.500 pessoas vacinadas em um único dia. Parabéns prefeito e secretaria de saúde pelo show de organização. Agradecer ao apoio da Polícia Militar, do Comtran, do Detran e de todos envolvidos nesta operação em Rolim de Moura, inclusive aos voluntários que ficaram das 16 horas até meia noite nos auxiliando na vacinação. Parabéns a todos.”, disse Máximo em vídeo.

2º dose

Para manter a proteção contra a covid-19, é necessário que a população procure o posto de saúde para aplicação da segunda dose da vacinaconforme data especificada no cartão de vacinação.

Apenas após tomar a segunda dose, a proteção contra o coronavírus se torna mais eficiente. Os prazos para a segunda dose são:

  • Coronavac: 28 dias após a primeira dose
  • Astrazeneca: 90 dias após a primeira dose
  • Pfizer: 90 dias após a primeira dose

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a imunização contra o coronavírus ocorre apenas quando a população está vacinada com as duas doses da vacina. Caso a pessoa não tome a segunda dose, além de não se proteger contra a covid, de se expor à contaminação e vir a adoecer, a pessoa não ajuda a controlar a circulação do vírus.

É importante lembrar que vacinas funcionam, mas não são infalíveis. Por isso, faz-se necessário que a população, mesmo vacinada, continue adotando as medidas de combate ao vírus, usando máscara de proteção, higienizando as mãos constantemente com álcool ou lavando com água e sabão e mantendo o distanciamento.

Após vacinado, a probabilidade de uma infecção é pequena. Mantendo os cuidados básicos, evitamos a circulação do vírus, aumentando a eficácia das vacinas. Por isso a necessidade de vacinar o maior número de pessoas possíveis.

Fonte: Da Redação TribunaTop –

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana