Agronegócio
Agro: Indústrias apostam em ovo em pó
Vantagens vão desde a maior vida útil à facilidade de transporte e armazenamento
Em 2019 a produção brasileira de ovos de galinha foi de 3,83 bilhões de dúzias em 2019, representando aumento de 6,3% em relação ao ano anterior e um recorde desde 1987.
Por sua acessibilidade, preço e facilidade o alimento sempre aparece na mesa do brasileiro e é considerado rico em proteína e antioxidantes. Uma formulação que vem ganhando espaço são os ovos desidratados ou em pó. A fórmula foi inventada pelo químico norte-americano William A. Mitchell, e foi usada durante os períodos de racionamento civil na II Guerra Mundial.
Entre as vantagens está o peso reduzido, durabilidade estendida, facilidade de transporte e manuseio e o fato de não precisar de refrigeração para o seu armazenamento.Outro benefício do produto é não colocar em risco o preparo de outras receitas, em função de um componente impróprio para consumo – o que pode acontecer com o ovo in-natura.
Segundo Camila Cuencas, Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos, uma das maiores indústrias avícolas do país, o ovo em pó pode ser utilizado como substituto do ovo in natura tranquilamente. “A diferença é que no ovo em pó, a água que estava presente no ovo com casca é extraída. Logo, para utilizá-lo novamente, é preciso acrescentar a água nas quantidades equivalentes. Pode ser utilizado para os mesmos pratos e receitas que utilizam o ovo in natura”, explica.
Como se faz
O ovo integral pasteurizado desidratado é obtido através da quebra de ovos frescos, que depois são filtrados, resfriados, pasteurizados para inativar as Salmonellas e desidratados. Todo o processo é automático, para coibir qualquer contaminação. O prazo de validade do ovo em pó é de um ano, a partir da data de fechamento das embalagens.
Segundo a Associação Paulista de Avicultura, o valor nutricional do ovo em pó é equivalente ao do produto “in natura” e que sua utilização, além de segura, é lucrativa para o empresário do setor alimentício, pois com um quilo de ovo em pó, é possível preparar 80 porções de ovo mexido ou frito, de 51 gramas cada.
Você conhece?
Ovo integral pasteurizado desidratado: o mais procurado e utilizado em bolos, biscoitos, massas, pães, pães de queijo, doces, omeletes, tortas, panetones e em diversas outras receitas como substituto ao ovo in natura;
Clara de ovo pasteurizada desidratada: indicada para suspiros, mousses, recheios para chocolate, cobertura para bolos, torrones e em dietas hiperproteicas, em substituição à clara in natura; atua como agente aglutinante, ligante e clarificador de bebidas;
Gema de ovo pasteurizada desidratada: utilizada em maioneses, molhos, bolos, biscoitos, sorvetes, panetones e em outras receitas em substituição à gema in natura; atua como agente ligante e emulsificante.
Por: AGROLINK -Eliza Maliszewski
-
Polícia6 dias atrás
Pai salta de ponte com as três filhas para se vingar da ex-mulher; todos morreram
-
Polícia6 dias atrás
Triplo homicídio mais tentativa contra criança são registrados em São Francisco do Guaporé
-
Acidentes3 dias atrás
Rolim de Moura – Morre vítima de grave acidente ocorrido no início de novembro
-
Geral3 dias atrás
Tigres do Baile lança música no Youtube e da o primeiro passo para poder lançar outras profissionalmente
-
Geral6 dias atrás
Surto de Lagartas Ameaça Pastagens em Rondônia: Idaron Emite Alerta e Orientações Urgentes
-
Polícia3 dias atrás
Empresário é preso suspeito de estuprar suas próprias filhas e uma sobrinha em Alvorada D’Oeste
-
Nota de Falecimento3 dias atrás
Nota de Pesar do Jornalista Alex Tedeschi pelo Falecimento de Valdirene Arcardi
-
Acidentes4 dias atrás
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste