Conecte-se conosco






Geral

STF tem 3 a 0 para impedir ‘poder moderador’ das Forças Armadas e intervenção militar

Publicado

em

Três ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votaram a favor de manter a atuação das Forças Armadas dentro dos limites constitucionais e impedir o papel moderador das instituições militares em relação ao Executivo, Legislativo e Judiciário. Por meio do plenário virtual da Corte, os ministros analisam uma ADI (ação direta de inconstitucionalidade) que pede o fim de interpretações que permitem intervenções das Forças Armadas nos Poderes.

relator do caso, Luiz Fux, apresentou parecer na sexta-feira (28) e foi acompanhado pelos colegas Luís Roberto Barroso e Flávio Dino, que registrou o voto no sistema neste domingo (31). Os ministros têm até 8 de abril para votar. O plenário virtual permite apenas inclusão de votos no sistema do STF, sem discussões. Se houver um pedido de vista, o julgamento é suspenso. Quando ocorre um pedido de destaque, a decisão é levada ao plenário físico da Corte.

ADI foi apresentada pelo PDT em junho de 2020, para definir a atuação de militares. O partido questiona pontos de uma lei de 1999 que regula o emprego das Forças Armadas, como as atribuições do presidente da República frente ao pedido do uso militar pelos demais Poderes.

Para Fux, a Constituição não encoraja rupturas democráticas. Na interpretação do ministro, o texto não autoriza que o presidente da República recorra às instituições contra os outros dois Poderes nem concede aos militares a atribuição de moderar eventuais conflitos entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

Barroso seguiu o colega na íntegra. Dino acompanhou o relator com ressalvas, sem discordar do conteúdo. “Dúvida não paira de que devem ser eliminadas quaisquer teses que ultrapassem ou fraudem o real sentido do artigo 142 da Constituição Federal, fixado de modo imperativo e inequívoco por este Supremo Tribunal”, destacou Dino.

O artigo 142 da Constituição determina que “as Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.”

 

 

Por R7

Foto GUSTAVO MORENO/STF

Publicidade
2 Comentários

1 Comentário

  1. naked nudes

    28 de outubro de 2024 a 20:20

    People find it much more appealing to view shirtless carcasses
    than covered ones. And one of the things that appeals is the sensation of risk,
    such as when a woman plays intercourse and feels embarrassed or exposed while she
    is nude. When both parties are in the buff, it increases the friendship of
    the gender. When their companion is resilient, supremacy tends to appeal
    to some people specifically. And let’s not forget about the skinny video: they truly go all out when it comes to showing off
    anything, focusing on infiltration, and on privates.

  2. naked pics

    30 de outubro de 2024 a 19:18

    People find it much more appealing to see nude systems than to be completely covered up.
    And a portion of the appeal is the frailty that
    comes with being shirtless and feeling a little uncomfortable or exposed during
    pleasure. When both functions are buff, it increases the connection of intercourse.

    When their partner is prone, dominance is especially appealing to some men. And let’s not forget about
    the shirtless porn: they really go all out when it comes to showing off
    whatever, focusing on penetration, and even private components. http://mobile.doweby.com/?url=http%3A%2F%2Fwww.wy881688.com%2Fhome.php%3Fmod%3Dspace%26uid%3D644553%26do%3Dprofile

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana