Conecte-se conosco






Geral

Rio Solimões volta a subir após estiagem histórica e população comemora: “graças a Deus o rio tá enchendo”

Publicado

em

Após a vazante histórica que deixou 60 municípios em situação de emergência e mais de 600 mil pessoas afetadas pela estiagem, a as Calhas do Rio Solimões e o Alto Rio Negro, já estão em processo de recuperação. A informação é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo a pesquisadora Jussara Cury, desde domingo, o município de Tabatinga por exemplo já subiu mais de um metro. Por lá, moradores comemoram a água voltando.

Um vídeo divulgado em redes sociais mostra a situação da frente da cidade. “Graças a Deus o rio está enchendo. Aqui estamos na tríplice fronteira, de um lado Tabatinga, ali na frente Letícia e do outro lado Santa Rosa no Peru”, destacou.

Na imagem já é possível ver as embarcações trafegando. A estiagem do alto solimões está com características que se encerrou.

“O nível do rio já apresenta subidas em forma de recuperação e isso ocorre em razão das chuvas isoladas na Cordilheira dos Andes, além também nas bacias e sub bacias que alimentam o Solimões”, informou Jussara em entrevista à emissora Band Amazonas.

A subida do rio também enfraqueceu a vazante em alguns municípios como Coari e Tefé. Na Calha do Alto Rio Negro, também teve subida em cidades como São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Isabel, já são em média cinco centímetros por dia.

“Para o período, a bacia amazônica registra baixos índices de chuva. Chuvas concentradas ocorrem na parte norte de São Gabriel da Cachoeira. A partir de sexta devem ocorrer chuvas concentradas e isoladas na Cordilheira do Andes. Mas chuvas ao longo da bacia, só em novembro”, concluiu Jussara.

Em Tabatinga, nesta sexta-feira (27), o nível do rio está em 1,20 metro. A cota mínima foi registrada no dia 11 deste mês e chegou a 0,86 centímetros.

Veja o vídeo gravado pelo morador de Tabatinga mostrando a subida das águas:

 

 

Suyanne Lima – Redação AM POST

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana