Geral
Deputada diz que capivara está sendo maltratada: ‘O Ibama enganou a gente’
A deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM) disse que a capivara Filó está sofrendo maus-tratos e que o influencer Agenor foi enganado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ao entregar o animal ao órgão.
O que aconteceu
No Instagram, a parlamentar afirmou que o “Ibama enganou a gente”, referindo-se a ela e a Agenor. “A Filó está em um cativeiro, em uma gaiola horrível”, disse.
Joana disse que ela e Agenor “agiram de boa-fé” ao entregar o animal, sendo que poderiam ter “escondido” a Filó.
Agimos de boa-fé levando eles na propriedade. A gente poderia ter escondido a Filó, a gente poderia ter deixado eles irem atrás da Filó do jeito deles, porque até a gasolina [para o Ibama] quem pagou foi o Agenor.
Joana Darc, deputada estadual
Ela diz que o combinado com “várias pessoas do Ibama” era que ela, o veterinário e Agenor tivessem acesso a Filó. Ela e Agenor, porém, não podem ver a capivara. Segundo ela, o Ibama cometeu “abuso de autoridade”.
O Ibama perseguiu a gente, o Ibama botou pressão psicológica na gente, o Ibama abusou da autoridade na casa do Agenor, o Ibama e os fiscais fizeram interrogatório completamente abusivo.
Joana Darc, deputada estadual
O UOL procurou o Ibama sobre as acusações da deputada, mas até a noite de hoje não obteve resposta. O espaço segue aberto.
‘Animal silvestre não é pet’ Na semana passada, o Ibama disse ao UOL que animais silvestres não são domésticos, como cães e gatos, e que capivara e bicho-preguiça, como mostrado por Agenor nas redes, não podem ser criados ou mantidos em casa, segundo a legislação brasileira.
A punição, segundo o órgão, é por “práticas relacionadas à exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais” e as multas aplicadas totalizam R$ 17.030.
O caso chegou ao conhecimento do órgão após a morte de um bicho-preguiça que Agenor criava em sua propriedade. O tiktoker alega que fez tudo que podia para salvar o animal.
O Ibama também achou um papagaio e uma capivara na residência do rapaz e, segundo o órgão, ele não tinha autorização legal para manter os animais em sua posse.
Fonte:UOL
-
Polícia5 dias atrás
VÍDEO: suspeito de abusar de égua invade casa e é detido por moradores até a chegada da polícia em Vilhena
-
Classificados6 dias atrás
Justiça condena ex-vereador de Rolim de Moura pela prática de “rachadinha”
-
Geral17 horas atrás
Santa Luzia D’Oeste: Polícia Militar prende grupo criminoso que assaltou posto de combustível
-
Classificados6 dias atrás
ROCAR de Rolim de Moura vai sortear ingressos para o Cacoal Selva Park
-
Acidentes5 dias atrás
Rolim de Moura – Idoso é socorrido em estado grave após colisão em caminhão
-
Geral4 dias atrás
Ofertas da semana do supermercado Neves de Alto Alegre
-
Classificados3 dias atrás
Em viagem a Brasília, vereador, presidente Cidinei da 200 confirma recursos de R$5 milhões para Rolim de Moura junto ao Senador Confúcio Moura
-
Acidentes5 dias atrás
Rolim de Moura – Motociclista é socorrida após colisão em carro