Conecte-se conosco






Mundo

Mudou a recomendação da vacina da Covid para adolescentes?

Publicado

em

Vacinação de adolescentes já começou em vários estados

Publicações no Instagram e no Twitter trazem informações sobre o que seria uma atualização nas diretrizes da Anvisa e do Ministério da Saúde sobre o plano de imunização nacional. Nas postagens, é dito que os dois órgãos passaram a não recomendar a vacinação de menores de 18 anos. Uma das publicações foi compartilhada mais de sete mil vezes.

Algumas das postagens e comentários divulgam um atalho para o documento com a atualização citada, na página oficial da Anvisa, tratando do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19(PNO). O atalho foi atualizado no dia 10 de setembro, mas o documento foi redigido com as diretrizes válidas até agosto passado.

O MonitoR7 entrou em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pediu um esclarecimento sobre a atualização do plano. A agência afirmou que não houve alteração. Há uma vacina que recebeu autorização para uso no Brasil em pessoas a partir dos 12 anos. E essa autorização consta em bula. 

“Conforme as bulas aprovadas pela Anvisa, hoje a única vacina autorizada para a faixa de 12 a 17 anos é a vacina Comirnaty, da Pfizer.” reforçou a Anvisa. Se essa vacina será ou não usada no Plano Nacional de Vacinação, é uma decisão do Ministério da Saúde.

Em nota ao MonitoR7, o Ministério da Saúde reafirmou que todos os brasileiros adultos devem estar vacinados até o dia 15 de setembro. Assim, com toda a população adulta já imunizada com a primeira dose, será possível a distribuição de vacinas para os adolescentes entre 12 e 17 anos.

Portanto, a informação sobre a possível atualização é falsa, uma vez que tanto Ministério da Saúde quanto Anvisa reiteram a campanha de vacinação para pessoas de 12 a 17 anos, com a vacina da Pfizer.

A vacinação dessa faixa etária deve seguir uma ordem de prioridades. A primeira: população de 12 a 17 anos com deficiências permanentes. A segunda: população de 12 a 17 anos com presença de comorbidades. A terceira: população de 12 a 17 anos gestantes e puérperas. A quarta: população de 12 a 17 anos privados de liberdade. E por último: população de 12 a 17 anos sem comorbidades.

LEANDRO FERREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO /ARQUIVO

Do R7

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana