Tempo
Brasileira que colaborou com relatório alarmante do clima destaca que seca no Nordeste e temporais no Sul vão piorar
Meteorologista Claudine Dereczynski, da UFRJ, integra o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. ‘Na maior parte do Brasil, a temperatura do ar tem aumentado cerca de 0,4°C por década’, disse ela. Boletim destaca que efeitos da ação humana na Terra já são irreversíveis.
Há um aquecimento generalizado em todo o país por efeito da ação humana. A informação é da meteorologista Claudine Dereczynski, professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é uma das colaboradoras do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) publicado nesta segunda-feira (9).
O documento afirma que os seres humanos são responsáveis por um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta, e que os efeitos já são irreversíveis. Os esforços, agora, são para evitar que essas consequências piorem.
“Atualmente é possível observar aquecimento generalizado em todo o país. Na maior parte do Brasil, a temperatura do ar tem aumentado cerca de 0,4°C por década. Observa-se também um clima mais seco no Nordeste do Brasil e mais chuvoso no Sul do Brasil”, afirmou Dereczynski.
É a primeira vez que o IPCC — um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) — quantifica a responsabilidade das ações humanas no aumento da temperatura na Terra.
A conclusão é um dos pontos do documento Climate Change 2021: The Physical Science Basis, que destaca que o papel da influência humana no aquecimento do planeta é inquestionável, e que mudanças recentes no clima não têm precedentes ao longo de séculos e até milhares de anos.
“Para o Brasil, as principais ameaças são aumento das secas nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil — no final do século — com alta confiança e provável aumento na frequência de chuvas intensas no Sul do Brasil”, destaca a professora.
O documento afirma que o aquecimento de 1,5°C a 2°C será ultrapassado ainda neste século se não houver forte e profunda redução nas emissões de CO² e outros gases de efeito estufa.
Dereczynski destaca que entre as ações que podem frear um aumento ainda maior da temperatura do planeta por causa da ação humana estão a redução do consumo e a utilização de formas renováveis de energia, como a hidráulica, eólica e solar.
“O aumento da temperatura do ar provoca aumento da evaporação, consequentemente aumento na quantidade de vapor d’água no ar, que é um gás de efeito estufa, o que promove maior aquecimento e assim por diante, ou seja, é um processo de retroalimentação positivo. Como o ar quente tem maior capacidade de conter vapor d’água, temos mais combustíveis para as tempestades e assim estamos notando que os eventos de chuvas intensas e de secas severas estão aumentando em frequência e intensidade em muitas regiões do globo”, destacou a professora.
O relatório indica que o impacto da ação humana já está perto do limite de 1,5ºC de aumento da temperatura global que foi definido em 2015 durante a COP21, no Acordo de Paris. À época, os países presentes se comprometeram com algumas metas para conseguir barrar as mudanças do planeta, incluindo o Brasil, que diz querer atingir a neutralidade nas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2060.
“Essa informação é altamente relevante. Uma coisa é fazer a detecção da mudança climática, ou seja, é saber que estamos com uma temperatura 1,09°C mais alta entre 2011 e 2020, em relação ao período pré-industrial, de 1850 a 1900. Outra coisa é atribuir o ‘culpado’ pela maior parte deste aumento, que somos nós mesmos, entre 0,8 a 1,3°C, com melhor estimativa de 1,07°C”, afirmou a meteorologista.
fonte; g1 rio
foto; internet
-
Polícia7 dias atrás
Pai salta de ponte com as três filhas para se vingar da ex-mulher; todos morreram
-
Polícia6 dias atrás
Triplo homicídio mais tentativa contra criança são registrados em São Francisco do Guaporé
-
Acidentes4 dias atrás
Rolim de Moura – Morre vítima de grave acidente ocorrido no início de novembro
-
Geral3 dias atrás
Tigres do Baile lança música no Youtube e da o primeiro passo para poder lançar outras profissionalmente
-
Geral6 dias atrás
Surto de Lagartas Ameaça Pastagens em Rondônia: Idaron Emite Alerta e Orientações Urgentes
-
Polícia3 dias atrás
Empresário é preso suspeito de estuprar suas próprias filhas e uma sobrinha em Alvorada D’Oeste
-
Nota de Falecimento3 dias atrás
Nota de Pesar do Jornalista Alex Tedeschi pelo Falecimento de Valdirene Arcardi
-
Acidentes1 dia atrás
Moradora de Ji-Paraná que estudava medicina no Paraguai morre em acidente na Ponte da Amizade nesta Quarta-feira