Conecte-se conosco






Geral

Artesão de Rolim de Moura se destaca na produção de miniaturas

Publicado

em

Reprodução

O Artesão rolimourense Vandelino Borchardt, 42 anos, mais conhecido como “Vando”, é considerado uma das referências do artesanato na Região da zona da Mata, principalmente no segmento de miniaturas de automóveis, produzidas a partir do reaproveitamento do refugo de madeiras descartado pelas marcenarias da cidade, recolhido por ele e transformado em verdadeiras obras de arte.

Filho de desbravadores, oriundos do Estado do Espírito Santo, divorciado, pai de 2 filhos, trabalhou com a família na agricultura durante boa parte da infância e adolescência e desde os 8 anos de idade, já fazia carrinhos de madeira, quadros entalhados, e réplicas de máquinas agrícolas, mas tudo não passava de simples diversão. Foi atendente de mini – mercado e trabalhava na construção civil até meados do ano de 2014, quando ficou doente, perdeu o emprego, entrou em depressão e por orientação médica, teve de se afastar definitivamente da função de Pedreiro.

Sobrevivendo exclusivamente do artesanato desde o ano de 2018, é autodidata, nunca fez curso algum, nem frequentou nenhuma escola de artes, mas admite que, desde a infância, gosta de trabalhar com madeira e diga – se de passagem, é um defensor do meio ambiente.

Artesão de Rolim de Moura se destaca na produção de miniaturas

”O artesanato  tem sido tudo pra mim: alivia meu estresse, é minha terapia e o meu sustento”. Comenta, lamentando que, como se não bastasse a perda do emprego; os traumas do divórcio e consequentemente, o comprometimento da saúde, sua oficina foi invadida por ladrões em meados de 2019 e todas as ferramentas de trabalho foram roubadas, causando um prejuízo de estimado em mais de cinco mil reais, sem nenhuma esperança de recuperação. “A gente continua lutando”. Comenta, acrescentando que, apesar das dificuldades financeiras, pretende investir na atividade e readquirir novas máquinas futuramente.

Mas, o talento e o processo criativo de Vando, não se limita apenas às réplicas de automóveis, pois além das miniaturas, ele produz várias  outras modalidades em madeira, entre elas, facas, brinquedos, maquetes, móveis rústicos e outros.

Fonte: Edvan Ferreira –

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana