Conecte-se conosco






Saúde

Casos de dengue em Rolim de Moura aumentam em meio à pandemia da covid-19, 32 casos confirmados

Publicado

em

Foto: Reprodução/ Nuriyah Nuyu por Pixabay

Enquanto trabalha para combater a covid-19, Rolim de Moura aciona mais um alarme, sobre novos casos de DENGUE, uma doença tropical já conhecida e que também mata se não prevenir e cuidar, o número de pessoas infectadas vem crescendo, hoje já somam 32 casos confirmados na cidade.

“O cuidado com o coronavírus e importantíssimo, mas não podemos descuidar do controle do mosquito aedes aegypti. A dengue não é contagiosa como a covid-19, porém podemos combatê-la com alguns cuidados básicos. Os Agentes de Endemias continuam visitando as residências nos bairros orientando e conscientizando a população na eliminação dos criadouros, ressalta a presidente do comitê de enfrentamento contra o coronavírus, Janaína Travassos.

Coronavírus, gripe e dengue, entenda as diferenças entre os sintomas das três doenças

Febre, dores no corpo e cansaço. Além da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, estes são alguns dos sintomas comuns a outras duas doenças bastante frequentes  nesta época do ano: gripe e dengue. Mas, então, como diferenciá-las?

Segundo Janaína, na gripe o início dos sintomas é repentino, enquanto na Covid-19 eles vão de leves a severos. No caso da gripe, os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, dor de garganta, cansaço, dores no corpo e, às vezes, problemas gastrointestinais. Já no coronavírus chama a atenção a evolução dos sintomas para dificuldades respiratórias e, em casos mais extremos, pneumonia viral ou intersticial.

Podem surgir ainda doenças oculares também e sintomas sistêmicos (como dores musculares), sintomas gastrointestinais (como diarreia e vômito) e erupção cutânea, além de alterações no exame de sangue, como diminuição na quantidade de linfócitos, plaquetas e neutrófilos.

O novo coronavírus tem sintomas semelhantes a outras doenças e, por causa dessa condição, muitas vezes as pessoas podem se confundir, não adotando os cuidados necessários e gerando problemas, alerta.

Na dengue, por sua vez, os sintomas geralmente são febre alta e de início imediato e dores nas articulações e musculatura. Vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele também podem estar presentes.

O diagnóstico da dengue é clínico, mas confirmado com exames laboratoriais de sorologia, biologia molecular e isolamento viral ou com teste rápido, usado para triagem, explica a Janaína.

A contaminação por gripe ou coronavírus se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Tratamento

Até o momento, não há tratamento específico para a Covid-19, nem para a dengue. São adotadas apenas medidas de suporte, como hidratação, repouso e alimentação leve e equilibrada. A hidratação, inclusive, deve ser intensificada nos três casos.

Bastante comentada nos últimos dias, a hidroxicloroquina e a cloroquina no combate ao coronavírus está em estudo e a prescrição e o uso depende de cada médico. Em caso de gripe, são administrados medicamentos antigripais.

COMO ELIMINAR A DENGUE

O combate ao mosquito Aedes aegypti é fácil e não leva muito tempo. A dica é começar dentro de casa, verificando o recipiente de degelo da geladeira, que pode acumular água; vedando ralos e vasos sanitários que não estão em uso; utilizando diariamente água sabão para lavar os bebedouros dos animais de estimação.

O combate ao mosquito continua no quintal da residência ou da empresa, verificando caixa d’água, vedação de fossas e eliminando objetos que estejam acumulando água, outro ponto importante é a limpeza das calhas, retirada de lixos do quintal

Fotos: Rolim Notícias

 Fonte: Rolim Notícias

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Lidas da Semana